Pesca e pescadores sempre renderam livros inesquecíveis como “O velho e o mar”, de Ernest Hemingway, e “Moby Dick”, de Herman Melville, além da obra magistral de Jorge Amado, onde os pescadores se fazem presentes. É de pesca e pescaria, do sonho de muitos em fisgar um peixe grande, que será composta esta antologia de contos. Valem histórias de pescarias memoráveis, verdadeiras ou de ficção, como os causos que pescadores gostam de contar nas mesas dos lares, dos bares e dos amigos. Pesca é aventura, tanto que temos a pesca esportiva, de apenas pegar o peixe e o soltar, e também é alimento presente em textos sagrados e profanos, em milhares de receitas culinárias e em aquários onde exibem graça e elegância. Nos rios caudalosos, nos mares e nas lagoas muitas são as histórias que envolvem peixes e pescadores.
Portanto, prepare a sua vara e o anzol para fisgar palavras e levar aos leitores contos saborosos desta ancestral tradição humana.
REGRAS
1- Não cobramos taxa de inscrição.
2- Os autores terão integral acesso ao e-book da antologia, prova e reconhecimento de sua participação.
3- Os contos serão enviados até o dia 10 de junho 2024. Não aceitaremos contos enviados depois do prazo de encerramento.
4- A revisão do texto é de total e integral responsabilidade dos autores. Portanto, leia e releia antes de enviar para não comprometer o processo de produção da obra.
5- A obra terá um único ISBN para o conjunto de contos de forma a facilitar a sua catalogação e como comprovante da sua existência.
6- O tamanho do texto não poderá ultrapassar quatro páginas A4, margens de 3 cm (acima e embaixo e de 2 cm aos lados direito e esquerdo), corpo 11 (fonte Arial ou Times), entrelinha 1,0. Revise, leia e releia antes de enviar. Numa página enviada conjuntamente no mesmo arquivo do Word ou Libre Office do conto, o autor deve obrigatoriamente se identificar, com nome real e pseudônimo ou nome encurtado com o qual pretende assinar, telefone celular em que usa o WhatsApp (obrigatório) e e-mail de contato. Obs.: Não enviem PDF.
7- Os contos serão enviados para o e-mail pescaria@editoraolympia.com
Os selecionados receberão o resultado por e-mail e, posteriormente, serão convidados a ingressarem em grupo de whatsapp, onde acompanharão todo o processo de produção da obra.
8- Todos os textos, após a diagramação, serão revisados novamente pelos próprios autores. No caso de títulos idênticos, acrescentaremos numerais romanos e a ordem será alfabética em relação ao nome do autor. Portanto, seja criativo na escolha do título.
9- Serão selecionados até 30 contos, levando-se em conta a qualidade literária dos mesmos. Um mesmo autor pode participar com um máximo de dois contos, podendo estes serem sequenciais.
10 -Ao enviar, o autor concorda com as regras e os termos da obra “Peixe grande – histórias de pescador”.
Lembramos ainda que o envio dos contos significa o direito de publicação pela Editora Olympia nesta obra, sendo que a mesma não terá exclusividade, pois não há cessão de direitos autorais. Então, os autores estão livres para divulgarem seus contos em outros meios, inclusive em antologias de outras editoras. Os contos não precisam ser inéditos, podem já ter sido publicados em outros meios.
Por solicitação dos autores, sem imposição por parte da Editora Olympia, podemos orçar os custos do livro impresso, ofertando-os ao preço de custo acrescido de Correios, mas isso apenas se os autores assim o desejarem e nenhum participante é obrigado a comprar, nem tão pouco é interesse da editora a venda de livros que entende serem obras coletivas. Portanto, o nosso compromisso é com a versão digital e gratuita da obra.
Achei muito interessante a proposta deste concurso, pois muitos visam arrecadação de dinheiro, quer na inscrição ou na venda da obra impressa. Acho que fui fisgado pelo desafio, apesar de não ser “contista” nem pescador. Parabéns e abraços. Enio