JÉCA TATUZINHO É FONTE DE INSPIRAÇÃO PARA OS CONTOS CAIPIRAS

Neste ano de 2024, completam-se 100 anos do lançamento pelo escritor José Bento Renato Monteiro Lobato (1882-1948) da obra Jéca Tatuzinho, o maior sucesso até hoje de livros infantis. Isto porque o personagem passou a integrar e a ilustrar o Almanaque Fontoura que Lobato criou em parceria com o farmacêutico e jornalista Cândido Fontoura, do laboratório homônimo, quando ambos trabalharam à época no jornal O Estado de S. Paulo. O personagem fruto desta parceria tinha por objetivo conscientizar os que viviam em áreas rurais da importância dos cuidados com a higiene para a preservação da saúde com o diferencial que a obra trazia a realidade do homem do campo. É este personagem que inspira o tema desta coletânea de contos. Jéca Tatuzinho pode nem estar presente nos textos enviados, pois o essencial é que sejam contos caipiras, a vida destes homens, mulheres e crianças que produzem os alimentos que chegam às nossas mesas, de preferência livres de agrotóxicos como os que nos servem hoje o agronegócio, ou melhor, nem servem pois se dedicam quase que exclusivamente às monoculturas da soja e do milho voltado para a produção de ração animal.

REGRAS

1- Não cobramos taxa de inscrição.

2- Os autores terão integral acesso ao e-book da antologia, prova e reconhecimento de sua participação.

3- Os contos serão enviados até o dia 15 de abril de 2024. Não aceitaremos contos enviados depois do prazo de encerramento.

4- A revisão do texto é de total e integral responsabilidade dos autores. Portanto, leia e releia antes de enviar para não comprometer o processo de produção da obra.

5- A obra terá um único ISBN para o conjunto de contos de forma a facilitar a sua catalogação e como comprovante da sua existência.

6- O tamanho do texto não poderá ultrapassar quatro páginas A4, margens de 3 cm (acima e embaixo e de 2 cm aos lados direito e esquerdo), corpo 11 (fonte Arial ou Times), entrelinha 1,5 . Revise, leia e releia antes de enviar. Numa página enviada conjuntamente no mesmo arquivo do Word ou Libre Office do conto, o autor deve obrigatoriamente se identificar, com nome real e pseudônimo ou nome encurtado com o qual pretende assinar, telefone celular em que usa o WhatsApp (obrigatório) e e-mail de contato. Obs.: Não enviem PDF.

7- Os contos serão enviados para o e-mail jeca@editoraolympia.com 
Os selecionados receberão o resultado por e-mail e, posteriormente, serão convidados a ingressarem em grupo de whatsapp, onde acompanharão todo o processo de produção da obra.

 

8- Todos os textos, após a diagramação, serão revisados novamente pelos próprios autores. No caso de títulos idênticos, acrescentaremos numerais romanos e a ordem será alfabética em relação ao nome do autor. Portanto, seja criativo na escolha do título.

9- Serão selecionados até 30 contos, levando-se em conta a qualidade literária dos mesmos. Um mesmo autor pode participar com um máximo de dois contos, podendo estes serem sequenciais.

10 -Ao enviar, o autor concorda com as regras e os termos da obra “Contos caipiras: 100 anos do Jéca Tatuzinho” de Monteiro Lobato.

Lembramos ainda que o envio dos contos significa o direito de publicação pela Editora Olympia nesta obra, sendo que a mesma não terá exclusividade, pois não há cessão de direitos autorais. Então, os autores estão livres para divulgarem seus contos em outros meios, inclusive em antologias de outras editoras.

Por solicitação dos autores, sem imposição por parte da editora, podemos orçar os custos do livro impresso, ofertando-os ao preço de custo acrescido de Correios, mas isso apenas se os autores assim o desejarem e nenhum participante é obrigado a comprar, nem tão pouco é interesse da editora a venda de livros que entende serem obras coletivas. Portanto, o nosso compromisso é com a versão digital e gratuita da obra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *