TITANIC: UM MAR DE HISTÓRIAS

CONCURSO DE RELATOS BREVES

 

TEMA

Em 1912, a companhia britânica de navegação White Star Line lançou o maior e mais luxuoso navio de passageiros da história: o Titanic que recebeu as iniciais RMS, sigla para Royal Mail Ship (em português: navio a serviço do Correio Real). Com 269 metros de comprimento, 53 metros de altura, pesando 45 mil toneladas, capacidade para 2435 passageiros divididos em três classes e 892 tripulantes, o navio construído na irlandesa Belfast partiu em sua viagem inaugural da Inglaterra para os Estados Unidos, com 2.223 pessoas a bordo, entre passageiros e tripulantes, em 10 de abril de 1912. Quatro dias depois, o navio se chocaria com um iceberg no Atlântico Norte naufragando em menos de três horas entre a madrugada do dia 14 e as primeiras horas do dia 15, ceifando a vida de 1.517 pessoas naquele que seria o maior acidente da história de um navio transatlântico.

Por meio dos 706 sobreviventes foi possível reconstituir o naufrágio. Seus destroços no fundo do mar só foram encontrados em 1º de setembro de 1985 por cientistas do Laboratório de Submersão Profunda de Woods Hole em Massachusetts, liderado por Robert Ballard, e pelo o Instituto Francês de Pesquisa para a Exploração do Mar (IFREMER), liderado por Jean Jarry, reavivando as histórias em torno do navio.

É esse “mar de histórias” em torno do Titanic o tema de concurso literário de relatos breves, de no máximo duas páginas A4 que a Editora Olympia lança neste mês de julho. Os interessados deverão enviar seus relatos do dia 15 de julho até o dia 15 de agosto para o e-mail: titanic@editoraolympia.com

 

PRAZO

Os relatos breves deverão ser enviados entre os dias 15 de julho e 15 de agosto de 2023.

Não aceitaremos envios antecipados ou após o término do prazo de encerramento.

Nada será cobrado a título de taxa de inscrição nem os autores serão obrigados a comprarem a obra que terá um único ISBN para o conjunto de histórias. Todos receberão um exemplar da obra completa em PDF. O autor não é obrigado a participar do financiamento coletivo que realizaremos com o intuito exclusivamente de garantir a cada participante o livro impresso a ser enviado para o endereço, que iremos confirmar quando do envio, sem custo de frete. É recomendável, porém, que os participantes nos ajudem na divulgação deste financiamento coletivo para que possamos atingir a meta, cujo valor levará em conta os custos de produção, sobretudo de impressão. 

REGRAS

  1. Em respeito aos mortos e sobreviventes do Titanic, não aceitaremos ficções em torno deles, pois existem fatos e histórias suficientes e reais sobre os mesmos para a construção de um relato breve e literário.
  2. Se o autor desejar criar uma ficção poderá fazê-lo a partir de si próprio, do que imaginou ou de como o acidente ou obras literárias e cinematográficas em torno do navio o impactaram.
  3. O autor também poderá criar ficção em torno de personagens secundários, uma vez que o navio mobilizou em sua construção e viagem inaugural e única milhares de pessoas anônimas. Existem inúmeras obras de referência sobre o navio e o seu naufrágio que podem ser consultadas para subsidiar os relatos.
  4. O tamanho do texto não poderá ultrapassar a duas páginas A4, margens de 3 cm (acima e embaixo e de 2 cm aos lados direito e esquerdo), corpo 11 (fonte Arial ou Times), entrelinha 1,5 . Revise, leia e releia antes de enviar. Na primeira página o autor deve obrigatoriamente se identificar, com nome real e pseudônimo ou nome encurtado com o qual pretende assinar, telefone celular em que usa o WhatsApp (obrigatório) e e-mail de contato. Nas páginas do relato breve, o autor não deve se identificar, pois o arquivo a ser enviado deverá conter o título do relato. Isso visa dar maior transparência ao processo de seleção, pois os avaliadores receberão apenas o relato para a seleção.
  5. Os relatos breves não precisam ser inéditos, podem já terem sido publicados (se for por alguma editora, peça a anuência da mesma e envie conjuntamente a autorização). Os escolhidos serão selecionados e divulgados no site da editora nesta seção e os mesmos receberão e-mail com a confirmação do resultado.
  6. No mesmo dia da revelação dos escolhidos será criado grupo de WhatsApp pelo qual todos acompanharão o processo de produção.
  7. Todos os textos recebidos serão revisados profissionalmente e enviados aos escolhidos. Encerrado esse processo em uma semana a obra seguirá para a produção. No caso de títulos idênticos, como por exemplo “Eu e o Titanic” acrescentaremos numerais romanos e a ordem será alfabética em relação ao nome do autor, por exemplo: “Eu e o Titanic I”, Maria das Dores Silva; “Eu e o Titanic II”, Maria das Graças Silva, e assim sucessivamente. Portanto, seja criativo na escolha do título.
  8. Serão selecionados de 40 a 50 relatos breves, levando-se em conta a qualidade literária dos mesmos. Um mesmo autor pode participar com um máximo de dois relatos breves.
  9. Todos os autores receberão o e-book (livro digital) resultante do concurso e um exemplar (brochura) do livro impresso caso a meta do financiamento coletivo na plataforma CATARSE seja atingida. O autor não é obrigado a participar financeiramente deste processo, mas esperamos que divulgue a ação de forma a podermos garantir a impressão e o envio de um exemplar a cada participante do livro. Caso, a meta seja ultrapassada informaremos a todos, pois isso possibilitará que cada autor receba, em casa, sem custo de frete, mais um exemplar ou cartões postais alusivos ao tema e/ou marcadores que constituíram prêmios aos que nos apoiarem na plataforma de financiamento coletivo. Todos irão acompanhar de forma transparente esta captação. 
  10. Ao enviar, o autor concorda com as regras e os termos do “Concurso de Relatos Breve Titanic: um mar de histórias”.                                                                                                                                                                                                                                                                                        

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *